A bióloga brasileira Tatiana Coelho de Sampaio, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lidera uma pesquisa revolucionária na regeneração da medula espinhal.
Sua equipe desenvolveu a polilaminina, uma molécula experimental derivada da laminina, uma proteína fundamental na formação e no crescimento de neurônios no sistema nervoso.
Estudos experimentais mostram resultados animadores: pacientes com lesões medulares parciais ou totais já recuperaram movimentos após o uso da polilaminina, e a ciência brasileira ganhou destaque internacional.
A laminina, que dá origem à polilaminina estudada por Tatiana Coelho de Sampaio, possui uma estrutura em formato de cruz, com três braços curtos e um braço longo. Por conta desse formato, ela está sendo chamada de “Proteína de Deus”.


Relacionadas
Fotógrafo registra imagem incrível da Via Láctea vista dos Lençóis Maranhenses
Tiroteio deixa 4 mortos no Rio; criminosos usam 14 ônibus como barricadas
Jacky Godmann e Gabriel Nascimento são prata no Mundial de Canoagem