Diminuição ocorreu apesar do aumento de fotossensores instalados, o que sugere maior conscientização por parte dos motoristas
O número de multas por excesso de velocidade aplicadas em Senador Canedo no ano de 2022 diminuiu em relação ao ano anterior, apesar de a quantidade de fotossensores ter saltado de dez para dezenove no mesmo período. O número de autuações por equipamento diminuiu em 54%.
Segundo o diretor de mobilidade urbana da cidade, André Alves Rocha, a queda no número de multas representa um avanço em relação à educação dos motoristas canedenses no trânsito.
“As antigas lombadas, hoje proibidas pelo Código de Trânsito, geram aumento de consumo de combustível e podem acarretar em danos nas estruturas dos veículos. Os fotossensores exercem a mesma função educativa sem os pontos problemáticos do quebra-molas”, explica.
O prefeito Fernando Pellozo comemora a melhora nos números.
“Esta é apenas uma das medidas que estamos adotando para otimizar a fluidez do trânsito da cidade. Outra medida que nos rendeu um ótimo feedback foi a implantação de mais de dez quilômetros de ciclofaixa desde o início da gestão.”, afirma.
A taxa de veículos autuados na cidade é mínima (0,25%) e toda a arrecadação proveniente de autuações por excesso de velocidade é utilizada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, engenharia de campo, policiamento, fiscalização, renovação de frota circulante e educação de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS