A Polícia Civil de Goiás concluiu três inquéritos que apuram as causas dos incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), ocorridos no mês de setembro de 2021. Quatro foram indiciados. Cerca de 28 mil hectares do Cerrado foram destruídos ao longo de duas semanas, o que equivale a aproximadamente 250 mil campos de futebol.
Foram concluídos três inquéritos na quarta-feira (13). Um dos focos começou quando dois dos indiciados, ao manusearem materiais de construção, provocaram acidentalmente chamas no Condomínio Vale Azul, em Alto Paraíso de Goiás, noroeste do estado.
As outras duas investigações mostraram que os incêndios foram intencionais. Um deles foi em uma estrada vicinal que dá acesso ao distrito de São Jorge, em um lixão. O outro, mais grave, aconteceu na Fazenda Cascata. Nesse último ponto, foram destruídos mais de 14 mil hectares. Um dos indiciados é um fazendeiro que estaria desmatando sua propriedade, a Fazenda Cascata. Esse foco deu origem ao incêndio mais grave, responsável por cerca de metade da área destruída.
Relacionadas
Mulher é atingida por bala perdida enquanto pegava sol em condomínio; veja vídeo!
Déficit de contas públicas cai 80% em novembro se comparado com 2023
Flávio Dino libera parte de emendas de comissão bloqueadas