Queda de avião Jetstream logo após decolar, com funcionários da Rio Tinto, deixou apenas um sobrevivente

Um acidente aéreo de um avião turboélice com funcionários da mineradora Rio Tinto deixou apenas um sobrevivente na última terça-feira, 23 de janeiro, em Fort Smith, no Canadá.

O avião envolvido foi um BAe Jetstream da companhia aérea canadense Northwestern Air, que estava partindo para um voo charter de Fort Smith para a mina de diamantes de Diavik, no Canadá. Não há confirmação sobre a matrícula ou o modelo do equipamento (a empresa opera os modelos JS31 e JS32), segundo informações compartilhadas pelo The Aviation Herald.

Com 5 passageiros e 2 tripulantes, a aeronave perdeu altura logo após a decolagem da pista 30 de Fort Smith, por volta das 08h45 do horário local (12h45Z), e impactou o solo não muito distante do final da pista, porém, já em uma área de floresta, perto das margens do rio Slave.

Em nota no dia seguinte, 24, a mineradora reportou: “Fomos informados pelas autoridades que um avião que se dirigia para a nossa mina Diavik, transportando vários dos nossos, caiu perto de Fort Smith, Territórios do Noroeste, Canadá, resultando em vítimas mortais.”

O Chefe do Executivo da Rio Tinto, Jakob Stausholm, disse: “Gostaria de estender as nossas mais profundas condolências às famílias, amigos e entes queridos daqueles que foram afetados por esta tragédia. Como empresa, estamos absolutamente arrasados com esta notícia e oferecemos todo o nosso apoio ao nosso pessoal e à comunidade que está em luto hoje. Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades e ajudaremos de todas as maneiras que pudermos em seus esforços para descobrir exatamente o que aconteceu.”

Na manhã de terça-feira, os Rangers canadenses e a Força Aérea Real Canadense (RCAF) responderam a um relato de perda de contato com uma aeronave partindo de Fort Smith, disse um porta-voz da RCAF em Winnipeg, David Lavallee, à CBC News.

As autoridades relataram que equipes de resgate foram inicialmente lançadas de paraquedas no local do acidente.

Na tarde da quarta-feira, o legista-chefe informou que tanto os dois tripulantes quanto quatro passageiros morreram no acidente, e um passageiro sobrevivente foi levado para um hospital em Yellowknife.

Fonte: Aeroin