Para entender a questão sobre a vacinação de pessoas que se recuperam da infecção por coronavírus, o infectologista Leonardo Weissmann, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas esclarece: “Pelos conhecimentos atuais, acredita-se que mesmo que quem já teve a COVID-19 possa se beneficiar da vacinação”, explica Weissmann.
“Sabe-se que, embora pareça incomum, pode ocorrer reinfecção por coronavírus. Além disso, a vacina pode dar uma imunidade mais forte e mais duradoura”, completa o infectologista. Nesse sentido, a vacinação contra a COVID-19 seria uma garantia de que o sistema imunológico do paciente estaria equipado para combater, eventualmente, uma nova infecção. Inclusive, nesta semana, o Ministério da Saúde confirmou, oficialmente, o primeiro caso de reinfecção no Brasil, embora outros já tenham sido relatados por médicos no país
Mesmo que reinfecções da COVID-19 sejam raras, não são impossíveis. Isso porque os níveis naturais de anticorpos diminuem com o tempo e, eventualmente, uma pessoa pode ser infectada mais de uma vez — até por uma outra variante do vírus. Pneumologista e presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o médico Fred Fernandes também defende a necessidade de imunização de pacientes já contraíram a COVID-19. “Tem evidências de que a imunidade seja duradoura, mas ela não é eterna”, comenta.
“Não há informações suficientes, atualmente disponíveis, para dizer se ou por quanto tempo após a infecção alguém está protegido contra a COVID-19 novamente; isso é chamado de imunidade natural. As evidências iniciais sugerem que a imunidade natural da COVID-19 pode não durar muito, mas são necessários mais estudos para melhor compreender isso”, explica o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. No entanto, a entidade só dará um parecer sobre este tipo de vacinação quando houver um imunizante aprovado no país.
Relacionadas
“Mais liberdade ao crime organizado”, diz Caiado sobre decreto de Lula que regula uso da força policial
Crocodilo gigante de ‘Crocodilo Dundee’ morre com mais de 90 anos
Capoeirista de 70 anos morre após cair de escada enquanto trocava a lâmpada em Goiás