Um dos grandes clássicos da aviação comercial está vindo para o Brasil neste momento numa missão muito nobre e especial.
Se trata do Douglas DC-8, um dos quadrijatos mais famosos de todos os tempos, e que está vindo ao Brasil numa missão da Samaritan’s Purse, uma ONG cristã que realiza atendimento médico e humanitário ao redor do globo, de maneira voluntária e filantrópica.
A organização já enviou um Boeing 757-200F cargueiro, que inclusive era da Varig, que neste momento está na Base Aérea de Canoas descarregando parte da carga de um sistema de filtragem, que permitirá fornecer água potável para até 100 mil pessoas por dia.
Outra parte desta carga está vindo ao Brasil o Douglas DC-8-72CF, de matrícula N782SP. Ele leva até 32 passageiros e também carga na cabine principal, a chamada configuração Combi.
Este avião foi fabricado em 1969 para a Finnair da Finlândia, indo em 1981 para servir de avião presidencial na França, sendo operado pela Armée de l’Air até 2004, quando foi passado para a Air Transport International (ATI), uma aérea cargueira dos EUA que fez um swap de motor, trocando os antigos Pratt & Whitney JT3D pelos mais modernos CFM56, os mesmos utilizados no Boeing 737NG, Airbus A320ceo e A340-200/300.
No Brasil, o avião foi operado majoritariamente em empresas aéreas cargueiras como BETA cargo, Skymaster, TCB e VASP Cargo, mas também viu serviço de passageiro na Panair do Brasil e Varig. Algumas unidades ainda são vistas abandonadas em aeroportos brasileiros.
A aeronave está neste momento em Georgetown na Guiana e seguirá para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em Confins, onde deverá pousar no início da noite. A partida para a Base Aérea de Canoas deverá ser similar ao do 757, com decolagem da capital mineira no início da manhã e pouso no Rio Grande do Sul próximo do meio-dia.
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