A presidente do STF, ministra Rosa Weber, pautou para sexta-feira (22) o início do julgamento da ação que trata da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.
Relatora da ação, a magistrada havia liberado o caso para julgamento no dia 12 de setembro. Porém, ela ainda não tinha escolhido a data.
O caso será julgado em plenário virtual e os ministros da Corte terão até as 23h59 da sexta-feira seguinte, dia 29, para depositar seu voto.
Com a definição do início do julgamento, Rosa Weber poderá apresentar seu voto antes de se aposentar, o que deve acontecer até dia 2 de outubro, quando a magistrada completará 75 anos, idade limite para a aposentadoria dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Desde 2017, a ação que defende a interrupção da gravidez até a 12ª semana, proposta pelo PSOL, tramita na Corte. Desta forma, o aborto dentro do período determinado deixaria de ser crime.
Atualmente, a legislação brasileira só permite o aborto em casos de estupro, risco à vida da gestante ou fetos anencéfalos.
Fonte: O Antagonista
Relacionadas
Sergio Moro acusa Mauro Vieira de mentir sobre asilo político dado Nadine Heredia
Fornecedores da Shein fecham as portas na China após política tarifária de Donald Trump
Hugol renova certificação de excelência em saúde