Rumo a Moscou, Janja viaja novamente antes de Lula, sem informar motivo

A primeira-dama, Janja da Silva, desembarcou no sábado (3) na Rússia, seis dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos demais integrantes da comitiva presidencial.

Lula, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), ministros e parlamentares viajam a Moscou na próxima quinta-feira (8).

Eles participam das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, em 9 de maio. A data é o marco da vitória das tropas da União Soviética e demais países aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Janja viajou a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no modelo KC-30. A aeronave é o maior veículo da FAB, com capacidade para 238 passageiros.

A assessoria de Janja não forneceu informações sobre os motivos que levaram à sua viagem antecipada, deixando em aberto as razões para essa decisão. A expectativa é que a primeira-dama participe de atividades que possam contribuir para a diplomacia cultural e as relações bilaterais entre Brasil e Rússia.

Outras viagens 

O episódio lembra a “viagem-surpresa” de Janja ao Japão em março. Na ocasião, a primeira-dama chegou ao país uma semana antes de Lula. À época, ela foi alvo de críticas por não divulgar seus compromissos oficiais, especialmente após o governo federal impor sigilo à agenda da primeira-dama.