Secretarias de Educação e de Saúde de Trindade divulgam protocolo sanitário para volta às aulas presenciais, no dia 4 de outubro

Com máscara obrigatória, sem recreio nos pátios, e medição de temperatura obrigatória, 40% dos alunos de cada sala de aula, cujas famílias autorizarem, poderão voltar a freqüentar as aulas presencialmente. Protocolo para retorno foi detalhado hoje aos servidores da Educação durante live. Vigilância em Saúde diz que revisão do número em sala vai ser feita a cada 15 dias conforme balanço epidemiológico local

A volta às aulas, no dia 4 de outubro, para os alunos das famílias que fizerem a opção presencial, vai seguir um rígido protocolo sanitário. As regras foram definidas para a Rede de Ensino de Trindade pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o início desse semestre, no dia 2 de agosto, as aulas eram apenas pelo regime especial de atividades não-presenciais (Reanp). Agora, a partir do dia 4 do próximo mês, serão híbridas, com parte no Reanp e parte presencial para quem preferir essa opção e preencher ficha nas unidades de ensino, indicando claramente isso.

Orientações sobre o retorno presencial foram prestadas aos servidores da Educação durante uma live transmitida pela página oficial da Prefeitura no Facebook no início da manhã dessa sexta-feira, 17. Assista a live no endereço https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=326752035906138&id=205314482945213

Participaram o secretário municipal de Educação, Sérgio Sanches, o diretor de Vigilância em Saúde da SMS, Leonardo Izidório, e a superintendente de Ensino e Gestão Pedagógica da SME, Virgínia Bonfanti, com mediação feita pela jornalista Lyra Rúbia, da equipe da Agência de Comunicação (Agecom) de Trindade.

Embora fosse destinada aos profissionais da Educação, que assistiram ao vivo, a live teve a participação de pais que também fizeram perguntas, especialmente sobre a obrigatoriedade do formato presencial, que não existe. E professores buscando saber como conciliar os dois formatos. Muitos declararam que suas unidades estão prontas para a retomada.

Na Rede Municipal de Educação de Trindade estão matriculados 13.710 alunos. Eles se distribuem em 16 Cmeis e 25 escolas regulares.

O que levou o prefeito Marden Júnior a liberar o retorno presencial de parte dos alunos, cujas famílias desejarem essa alternativa, é a boa evolução no controle da pandemia de Covid-19 em Trindade.

Esse resultado é revelado nos balanços epidemiológicos da SMS. Cada vez mais positivos esses balanços mostram queda no número de contaminados, de mortos, das pessoas internadas com a doença no município, bem como na baixa confirmação das testagens em massa e no aumento de pessoas imunizadas nas campanhas de vacinação.

Outro fator que dá perspectiva segura à volta presencial, que é motivo de orgulho para Trindade, como cita Sérgio Sanches, é a adesão maciça dos trabalhadores da Rede Municipal à vacinação.

“Enquanto redes de algumas cidades tiveram dificuldade para que todos tomassem a vacina, em Trindade o pessoal da Rede Municipal de Educação já está todo imunizado contra Covid-19”, celebrou o secretário.

A cada 15 dias um novo balanço epidemiológico é divulgado. Com base nos próximos, o prefeito decidirá se o percentual de alunos em sala subirá para 50% da capacidade de cada turma.

O protocolo de volta às aulas envolve os 40% de presença, uso obrigatório de máscara em todas as unidades, tanto pelos trabalhadores da Educação quanto pelos alunos, inclusive dos Cmeis que atendem crianças acima de 4 anos de idade.

Não terão opção presencial todos os Cmeis que atendem crianças de 0 até 3 anos e 11 meses, que são os Cmeis Modelo, Divina Rodrigues Passos, Thaise Freire, Chrystiane Silveira Bueno e Joaquina Vicente Braz.

Seguindo o protocolo, aparelhos de aferição de temperatura serão usados na entrada, que será feita por turma, ou seja, cada turma terá um horário para entrada. A saída também vai evitar o contato entre turmas diferentes.

As janelas das salas de aula deverão ficar abertas. Sanches disse que todos os ventiladores existentes terão de estar em funcionamento dia 4 e que para isso está sendo finalizada a manutenção.

Se um aluno estiver com temperatura alta deverá ser encaminhado para uma unidade de saúde e fazer o teste para verificar se está com Covid-19.

Os professores e demais servidores das escolas também foram orientados a observarem o próprio estado de saúde e tomarem providências, como a testagem oferecida pela Prefeitura, em caso de anormalidade.

Se algum caso suspeito tiver confirmação de Covid as áreas de contato do aluno ou servidor serão sanitizadas. As pessoas que tiveram contato com o caso diagnosticado com Covid-19 serão testadas, isoladas e monitoradas.

Aglomerações serão proibidas. Os professores também foram orientados a adentrarem para as salas assim que chegarem às unidades, evitando encontros. Foram orientados ainda a não tocarem no material escolar dos alunos, que por sua vez devem ser proibidos de trocarem material com os colegas.

O uso de álcool 70% e o incentivo para a higienização freqüente das mãos também está na orientação geral. Os alunos deverão ficar sentados nas carteiras dentro das salas de aula o maior tempo possível.

Não haverá recreio e sim 15 minutos de intervalo a ser desfrutado no interior da sala de aula. A merenda das crianças será entregue dentro das salas de aula para que o consumo seja feito na mesa do assento de cada um.

O papel dos professores será fundamental para que o protocolo seja obedecido, assim como terão de manter os alunos do Reanp com material atualizado. Segundo Virgínia Bonfanti, eles terão de organizar o horário para postar os conteúdos para os alunos à distância.

Ela enfatizou que os alunos sem acesso a internet ou a equipamentos de informática para assistir as aulas remotamente terão prioridade nas aulas presenciais caso o número de interessados supere os 40% de cada turma.

Preste atenção nas dicas:

– Autorização para aula presencial: Famílias que optarem, devem preencher ficha nas unidades

– Atendimento diário: 40% da capacidade física da sala de aula

– Se número que optar pelo presencial for mais de 40%: haverá revezamento semanal

– Intervalo: 15 minutos para descanso, sem saída para recreio

– Máscara facial: uso obrigatório também para crianças dos Cmeis

– Janelas: devem ficar sempre abertas para garantir ventilação natural

– Merenda: o lanche será servido na carteira, dentro da sala de aula

– Entrada e saída: cada turma terá um horário para entrar e sair das unidades de ensino

– Quem não optar pela aula presencial: continuará recebendo aulas gravadas

– Preferência: alunos sem internet ou equipamentos têm preferência no regime presencial