Ministério da Justiça, Polícia Federal e até a Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos de Goiás investigam a invasão
O perfil no Instagram do senador por Goiás, Vanderlan Cardoso (PSD), que é presidente da CAE no Senado, sofreu um ataque hacker nesta sexta-feira. A conta teve um aumento repentino de seguidores e, ao averiguar, o senador identificou se tratar de robôs árabes. A conta foi temporariamente desativada para passar por um processo de exclusão dos perfis falsos, mas já está novamente no ar.
Vanderlan Cardoso tatou de avisar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e acionou o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, a Polícia Leegislativa do Senado e a Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos de Goiás.
O senador divulgou uma Nota Oficial detalhando o problema:
Nossa conta no Instagram sofreu um ataque, na tarde desta sexta-feira. Percebemos um aumento exagerado de seguidores e constatamos de que se tratava de robôs. Para impedir que os perfis falsos continuassem invadindo a rede, nossa equipe retirou a conta do ar, e, como medida de segurança, iniciou um trabalho manual de exclusão de perfis falsos. A conta está novamente ativa e o problema está sendo solucionado. Buscamos, a partir de agora, formas de identificar o autor do ataque. Lamentamos profundamente que esse tipo de ação ocorra em nosso país. Trata-se de um crime. Por isso, estamos acionando a Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos do Estado de Goiás e comunicando o fato ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, ao Ministério da Justiça, à Polícia Federal e à Polícia do Senado. Continuaremos a utilizar as nossas redes sociais para mostrar o trabalho que fazemos por Goiás e pelo Brasil.
Um abraço e bom fim de semana a todos!
Relacionadas
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia
Revista Forbes alerta: Brasil não aguenta mais dois anos de Governo Lula