Serra de Santa Luzia terá energia limpa: Paraíba recebe mais um polo de energia eólica e solar

Energia Limpa: Geração de novos empregos no estado, com a construção da usina de energia solar em Santa Luzia

Energia limpa: mais desenvolvimento para a Paraíba com a instalação de usinas solares em Santa Luzia

O governo federal inaugurou, nesta quinta-feira (7), um polo de energia eólica e solar na Paraíba. O empreendimento da Rio Alto contará com 12 outorgas de novas usinas solares com investimento de aproximadamente 2,4 bilhões de reais, gerando cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos para a população da região, além de levar benefícios sociais e ambientais para o Estado.

A linha tem potência de 50 megawatts (MW), totalizando 600 MW em todo o complexo, uma capacidade de abarcar toda a região do sertão. “Fico muito orgulhoso em apreciar um empreendimento desse porte na Paraíba. A geração solar cresceu bastante, em torno de 200% nos últimos três anos no Brasil. São investimentos robustos para o Estado”, destacou Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia.

Para o deputado federal, Efraim Filho, um empreendimento desse porte vai mudar a realidade. “Nós, enquanto Brasil, temos uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, mas uma hora isso vai fazer falta. Então nós temos que induzir essa nova filosofia de preservação da natureza, das riquezas que temos. A usina solar será um incentivo e desenvolvimento muito grande para Paraíba, principalmente na geração de novas oportunidades de emprego”, reforça Efraim.

A construção do empreendimento em Santa Luzia é promovido pela Aneel e permite futuras expansões no sistema. “Essa linha inaugurada hoje é de fundamental importância para esse período de escassez hídrica. Irá transmitir energia para o nordeste, podendo preservar as águas das hidrelétricas. A partir de hoje, a Paraíba dará um novo passo com a renovação de energia limpa”, pontua André Pepitone, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Para o diretor de implantação do grupo Rio Alto Energias Renováveis, Edmond Chaker, CEO, este segmento trará um modelo de negócios focado em contratos de longa duração e parcerias bem estabelecidas. “É uma forma de fomentar a economia local e aumentar a geração de emprego e renda para a população, algo que, com certeza, fará a diferença em seu cotidiano”, destaca.

Participaram ainda da solenidade o governador do Estado, João Azevedo, os secretários de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, e do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Morais, o secretário chefe do Governo, Roberto Paulino, os deputados estaduais João Gonçalves e Ricardo Barbosa, o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre, e o de Patos, Nabor Wanderley, entre outras lideranças políticas e empresariais da região.