Setembro vai começar com o avanço de uma nova frente fria

Passagem de frente fria faz cair a temperatura no Rio de Janeiro

As temperaturas entraram em gradativa elevação no centro-sul do Brasil neste final de agosto, mas outra frente fria já é prevista para avançar pelo país nos primeiros dias de setembro. Com isso, a previsão é que volte a chover e esfriar no Sul, em parte do Centro-Oeste e parte do Sudeste. Os ventos também tendem a se intensificar neste período.

Nova frente fria vem aí

O novo sistema vai começar a avançar na sexta-feira pelo Sul do Brasil. A previsão já indica tempo fechado e com chuva em vários momentos do dia no estado gaúcho, em Santa Catarina e no no centro-sul, oeste e leste do Paraná. Curitiba já recebe pancadas de chuva à noite.

No sábado, 3 de setembro, ainda chove no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive, com altos volumes no litoral e capital dos dois estados. Já na região oeste e no estado gaúcho, o tempo volta a ficar firme, mas por influência da massa de ar frio de origem polar, as temperaturas entram em declínio e já pode gear na Campanha Gaúcha.

A chuva se espalha também sobre o sul de Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. O tempo fica fechado e chuvoso no Litoral Sul e Vale do Ribeira e a chuva se espalha a partir da tarde no oeste paulista e nas regiões de Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Grande SP. A chuva na capital deve chegar à noite.

No domingo, 4 de setembro, o ar seco e frio já predomina em grande parte do centro-sul do Brasil, por isso o tempo abre, faz sol, mas a sensação é de frio no Sul, em Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste. A chance de gear de madrugada é bastante elevada sobre amplas áreas do Rio Grande do Sul e no Planalto e Serra de Santa Catarina.

A chuva ainda persiste sobre o leste de São Paulo, incluindo capital e litoral, no Rio De Janeiro e até sul de Minas e Zona da Mata. Conforme a frente fria avança, o sistema leva chuva também para o litoral do Espírito Santo.

Em relação aos ventos, em geral, com a passagem do sistema, a expectativa é de rajadas em torno de 50 a 60km/h na maior parte das áreas, mas pode ventar pontualmente mais forte em parte do Rio de Janeiro, com valores de 70 a 80km/h. Esse vento intenso pode até trazer alguns impactos para o Rock in Rio.

A frente fria não deve ser tão intensa em relação às anteriores, por isso não há expectativa de chuva por enquanto para as áreas centrais do Brasil, como Brasília, Goiânia, até mesmo no interior de São Paulo e oeste de Minas Gerais. As nuvens aumentam no início da próxima semana em Belo Horizonte, mas ainda sem expectativa de chuva.

Não há indicativo de friagem no Norte e, ao chegar no Nordeste, o sistema deve ser mais enfraquecido também.

Fonte: CLIMATEMPO