Ação visa investigar o combate contra a pandemia da Covid-19
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou na noite desta quinta-feira (08) que seja aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado com objetivo de investigar as ações do governo federal no combate à pandemia da Covid-19. O ministro encaminhou a decisão para ser analisada imediatamente em plenário virtual do STF.
Barroso levou em conta manifestação recente enviada por Pacheco à Corte em que disse que o “momento não é para busca de culpados”.
Na liminar, o ministro disse que há apenas três requisitos para instalação de CPIs: um terço de apoio entre os parlamentares; indicação de fato determinado a ser apurado; e definição de prazo certo para duração.
O pedido limininar é sobre um mandado de segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania – SE) e Jorge Kajuru (Cidanida – GO).
“A instalação de uma CPI não se submete a um juízo discricionário do presidente ou do plenário da casa legislativa. Não pode o órgão diretivo ou a maioria parlamentar se opor a tal requerimento por questões de conveniência e oportunidade políticas”, argumentou o ministro.
A decisão monocrática de Barroso pode ser levada ao plenário da Suprema Corte. No entanto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM – MG), será notificado para instaurar a CPI.
Relacionadas
Natal do Bem 2024 tem horário especial nas vésperas de Natal e Ano Novo
Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
Procedimentos com mulheres sedadas terão de ser acompanhadas por funcionárias