Reuters – A Nasa informou hoje (27) que a Sonda Solar Parker está “segura” e operando normalmente após completar com sucesso a aproximação do Sol, tornando-se o objeto feito pelo homem que ficou mais perto do astro. A espaçonave passou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar em 24 de dezembro, voando em direção à atmosfera externa do Sol, chamada de coroa, em uma missão para ajudar os cientistas a aprender mais sobre a estrela mais próxima da Terra.
A agência disse que a equipe de operações do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland, recebeu o sinal, um tom de farol, da sonda pouco antes da meia-noite dessa quinta-feira (26). A sonda espacial deve enviar dados telemétricos detalhados sobre seu status em 1º de janeiro, acrescentou a Nasa. Movendo-se a até 430 mil mph (692 mil km/h), a espaçonave suportou temperaturas de até 1.800 graus Fahrenheit (982 graus Celsius), de acordo com o site da Nasa.
“O estudo detalhado do Sol permite que a Parker Solar Probe faça medições que ajudem os cientistas a entender melhor como o material nessa região é aquecido a milhões de graus, rastrear a origem do vento solar (um fluxo contínuo de material que escapa do Sol) e descobrir como as partículas energéticas são aceleradas até quase a velocidade da luz”, acrescentou a agência. A Sonda Solar Parker foi lançada em 2018 e vem gradualmente se aproximando do Sol, usando sobrevoos de Vênus para puxá-la gravitacionalmente para uma órbita mais próxima do astro.
Relacionadas
Pai morre após saber da morte do filho em acidente de trânsito, em Goiás
Governador da Bahia diz que eleitores de Bolsonaro deveriam ir ‘para a vala’
Idoso mata o cunhado e é morto por policial durante festa de igreja