Uma tempestade solar em andamento pode desencadear quedas de energia em massa na Terra à medida que o plasma chega em nosso planeta.
As condições voláteis na superfície do sol já interromperam os satélites e provocaram tempestades geomagnéticas em dois estados dos EUA, mostram dados meteorológicos . Uma tempestade de ejeção de massa coronal (CME) observada na sexta-feira é apenas a mais recente de uma série de tempestades à medida que o sol passa por um período de atividade intensa.
Essas tempestades envolvem uma enorme expulsão de plasma da camada externa do Sol, chamada coroa. O Irish Mirror relata que elas são causadas por uma ejeção em massa de partículas do Sol e viajam pela atmosfera com o potencial de colidir com o que estiver em seu caminho. Eles geralmente evitam a Terra, pois ela usa seu campo magnético para evitar as explosões.
Ele atua como um escudo que ajuda a nos proteger das consequências mais extremas das ejeções e explosões solares, mas não pode impedir todas elas. Quando uma ejeção atinge a Terra diretamente, pode criar uma intensa tempestade solar, causando problemas com a rede elétrica, comunicações via satélite e apagões de rádio.
Relacionadas
Ator de Shazam está sendo cancelado por ser contra a ideologia de gênero e a obrigatoriedade da vacina
Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc terão R$ 18 bilhões em 2025
Empresário Luiz Galeazzi e família morreram na queda de avião em Gramado