Terror está de volta ao Afeganistão: Talibã retoma Cabul e presidente foge para país vizinho

Neste domingo (15), os combatentes do Talibã entraram em Cabul e buscaram a rendição incondicional do governo central, afirmaram as autoridades, enquanto afegãos e estrangeiros corriam para a saída, sinalizando o fim de um experimento ocidental de 20 anos com o objetivo de reconstruir o Afeganistão.

O sitiado governo afegão esperava um governo interino, mas cada vez mais tinha poucas cartas para jogar. Civis temendo que o Talibã pudesse reimpor o tipo de regra brutal que praticamente eliminou os direitos das mulheres correram para deixar o país, fazendo fila em caixas eletrônicos para sacar suas economias. O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani trocou a capital Cabul pelo Tajiquistão, disse um alto funcionário do Ministério do Interior.

Helicópteros zumbiam no alto para evacuar o pessoal da Embaixada dos EUA, enquanto a fumaça subia perto do complexo enquanto a equipe destruía documentos importantes. Várias outras missões ocidentais também se prepararam para retirar seu povo.

Em uma derrota impressionante, o Talibã conquistou quase todo o Afeganistão em pouco mais de uma semana, apesar dos bilhões de dólares gastos pelos EUA e pela OTAN ao longo de quase duas décadas para aumentar as forças de segurança afegãs. Poucos dias antes, uma avaliação militar americana estimou que levaria um mês antes que a capital sofresse pressão insurgente.

 

Com informações do Terra Brasil Notícias