O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de “ditador” nesta quarta-feira (19/2) e sugeriu que, se não agir rapidamente, ele pode “perder seu país”.
“Um ditador sem eleições, Zelensky é melhor agir rápido ou não terá mais um país”, escreveu Trump em sua plataforma de redes sociais, a Truth Social.
O ataque do presidente norte-americano ocorre em meio às negociações de paz entre Washington e Moscou, visando encerrar a guerra na Ucrânia. A negociação que exclui a própria Ucrânia e a União Europeia tem sido alvo de críticas.
“Enquanto isso, estamos negociando com sucesso o fim da Guerra com a Rússia, algo que todos admitem que somente “TRUMP” e a Administração Trump podem fazer”, provocou o presidente dos EUA.
Donald Trump criticou Zelensky por supostamente manipular o governo anterior dos EUA e também atacou a gestão do democrata Joe Biden, declarando que os EUA gastaram aproximadamente S$ 350 bilhões com ajuda à Ucrânia, e não receberam “nada em troca”.
“Volodymyr Zelensky convenceu os Estados Unidos da América a gastar US$ 350 bilhões de dólares para entrar em uma guerra que não poderia ser vencida, que nunca teve que começar. Uma guerra que ele, sem os EUA e Trump, nunca será capaz de resolver. Os Estados Unidos gastaram US$ 200 bilhões a mais do que a Europa e o dinheiro da Europa está garantido, enquanto os Estados Unidos não receberão nada de volta, porque Joe Biden sonolento não exigiu a equalização”.
Trump finalizou dizendo: “Eu amo a Ucrânia, mas Zelensky fez um trabalho terrível. Seu país está destruído, e milhões morreram desnecessariamente”.
Antes da reação de Trump, Zelensky disse que não pode “vender” a Ucrânia e rejeitou o acordo proposto de trocar terras raras e ricas em mineiras do país, por apoio. Trump chamou o líder ucraniano de “comediante modestamente bem-sucedido”.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Milhões de toneladas de roupas de grife são jogadas no deserto do Atacama
Preço máximo de medicamentos sobe nesta segunda-feira (31)
Adolescente de 13 anos sequestrada por conhecido é encontrada morta