Trump diz ao povo do Irã que a hora da liberdade está chegando

Screenshot

O presidente norteamericano, Donald Trump anunciou em vídeo compartilhado na madrugada deste sábado (28.fev.2026) que as Forças Armadas norte-americanas lançaram uma campanha militar contra o Irã. O objetivo, segundo Trump, é destruir o programa nuclear do país persa e abrir caminho para que o povo iraniano controle o governo de seu país.

Durante o discurso de pouco mais de 8 minutos, publicado em suas redes sociais, Trump dirigiu-se diretamente ao “grande e orgulhoso povo do Irã” e afirmou que “a hora da sua liberdade está próxima”. O republicano exortou-os a assumir “o controle do seu governo” quando a operação militar norte-americana acabar.

“Essa pode ser sua única chance por gerações. Por muitos anos, vocês pediram a ajuda dos Estados Unidos, mas nunca a receberam. Nenhum presidente esteve disposto a fazer o que eu estou disposto a fazer esta noite. Agora, vocês têm um presidente que está lhes dando o que querem. Vamos ver como vocês respondem”, declarou. Os Estados Unidos estão ao lado de vocês com força esmagadora e poder devastador. Agora é o momento de assumir o controle de seu destino e liberar o futuro próspero e glorioso que está ao seu alcance. Esse é o momento de agir, não o deixem passar”.

Trump afirmou que o objetivo da ofensiva é garantir que o regime iraniano “não obtenha uma arma nuclear”. Segundo Trump, “a mensagem é muito simples: eles nunca terão uma arma nuclear”.