O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (17) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, “não quer se meter” com os Estados Unidos, em meio à escalada das tensões entre Washington e Caracas. Fala aconteceu durante encontro de Trump com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca. Em resposta à pergunta de um repórter sobre informações de que Maduro teria oferecido “tudo”, incluindo os recursos naturais do país membro da Opep, para garantir um acordo com os EUA, Trump disse:
“Ele ofereceu tudo, é verdade. Sabe por quê? Porque ele não quer arrumar confusão com os Estados Unidos.”
Operação dos EUA contra tráfico de drogas na Venezuela
Os Estados Unidos ampliaram nas últimas semanas suas operações militares no Caribe, com o objetivo de combater o narcotráfico ligado à Venezuela. Desde setembro, foram realizados pelo menos seis ataques a embarcações suspeitas de transportar drogas, resultando em cerca de 27 mortos e várias prisões.
As forças americanas utilizam navios de guerra, submarinos e caças furtivos F-35 em uma operação coordenada pelo Comando Sul (SouthCom), que criou uma força-tarefa conjunta para patrulhar e interceptar rotas do tráfico na região. Washington afirma que os alvos têm ligação com grupos criminosos, como o Tren de Aragua, apontado como uma das principais redes de narcotráfico da América Latina.


Relacionadas
Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue neste mês
Dia D de Combate à Dengue mobiliza o Setor Colina Azul neste sábado em Aparecida de Goiânia
Justiça condena governo de SP a pagar R$ 900 mil para família de assaltante morto pela PM