As unidades estaduais de saúde têm funcionamento alterado nesta sexta-feira (15/11), feriado da Proclamação da República. Os serviços administrativos e atendimentos de rotina, como exames e consultas ambulatoriais, estão suspensos, sendo retomados integralmente na segunda-feira (18/11).
As unidades da Rede Estadual de Serviços de Hemoterapia (Rede Hemo), em Goiânia e no interior, estarão fechadas para o atendimento aos doadores de sangue na sexta. No sábado (16/11), o Hemocentro Coordenador estará aberto das 8 às 12h.
Na segunda-feira, todas as unidades retomam o funcionamento normalmente. O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) terá as atividades interrompidas no feriado.
Unidades de saúde
Todos os hospitais vão manter o atendimento de urgência e emergência e a assistência aos pacientes internados na sexta-feira. Os Hospitais Estaduais de Doenças Tropicais (HDT), Alberto Rassi (HGG), Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da Mulher (Hemu), da Criança e do Adolescente (Hecad), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), de Urgências de Goiás (Hugo), e de Aparecida de Goiânia (Heapa), vão atender, exclusivamente, os casos de urgência e emergência e as cirurgias programadas.
Nas unidades do interior, os atendimentos de urgência e emergência também serão mantidos no feriado, como é o caso dos hospitais estaduais de Itumbiara (HEI), Jaraguá (Heja), Águas Lindas (Heal), Luziânia (HEL), de Santa Helena (Herso), de Trindade (Hetrin), de Formosa (HEF), de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana), de São Luís de Montes Belos (HSLMB), e do Centro Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.
No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), a farmácia e as atividades ambulatoriais estarão suspensas na sexta-feira. A casa de apoio e o núcleo de internação funcionarão normalmente.
O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm), em Aparecida de Goiânia, manterá o atendimento aos pacientes internados durante o feriado, mas não haverá expediente administrativo.
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) não terá atendimento ambulatorial de consultas e terapias, mas o atendimento ao paciente internado será mantido sem interrupção.
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) manterá em funcionamento a Unidade de Cuidados Prolongados, a Residência Assistencial e o Ambulatório de Feridas Crônicas. O Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), vinculado ao HGG, também não terá expediente no dia 15/11.
As policlínicas estaduais de Goiás, São Luís de Montes Belos e Goianésia estarão fechadas na sexta-feira. Já nas policlínicas estaduais de Quirinópolis, Posse e Formosa apenas o serviço de hemodiálise vai funcionar. As atividades voltam ao normal na segunda-feira.
Outros serviços
O Banco de Sangue do Hugol fecha na sexta-feira, mas funcionará normalmente no sábado, das 7h às 12h. O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) e o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher também estarão fechados no feriado, voltando ao funcionamento na segunda-feira (18), a partir das 8 horas.
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão no feriado, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos, emergências e Covid-19, das 8h às 16h. Serviços administrativos, retirada de kits e outros insumos estarão suspensos.
A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão. O telefone para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o 3201-2200.
Ciatox
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em regime de plantão 24 horas. O Disque Intoxicação (0800 646 4350) e (62 3241-2723) repassa aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia