Vão de Almas foi a terceira e última parada da edição histórica do Goiás Social dedicada às comunidades quilombolas de Cavalcante, no Nordeste Goiano. Nesta quarta-feira (31/07), a coordenadora do programa, primeira-dama Gracinha Caiado, visitou a estrutura de serviços montada na localidade, distante cerca de 50 quilômetros do município mais próximo, e entregou benefícios à população.
“Todos os melhores serviços públicos que chegam para as famílias de Itumbiara, Rio Verde e outras cidades vieram até vocês aqui também”, ressaltou Gracinha Caiado, reafirmando a determinação dela e do governador Ronaldo Caiado para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham uma atenção especial do estado.
Goiás Social
O Goiás Social no Vão de Almas proporcionou atendimento gratuito para moradores das localidades de Barra do Rio Branco, Boa Vista, Buriti, Coco, Córrego, Fundo, Forno, Lagoa, Mochila, Parida e Santo Antônio. Foi o caso de Juarez Fernando da Cunha, de 40 anos, lavrador com uma vida dedicada ao trabalho na zona rural.
“É bom demais. Vem aqui na porta nossa pela primeira vez, e com a primeira-dama, que está aqui. Muito feliz por ela vir e trazer essas coisas para nós”, disse ele.
A ação inédita do Governo de Goiás também resultou na entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, colchões caixa de ovo, leite, enxoval de bebê e cobertores. Também foram entregues unidades do Mix do Bem, alimento nutritivo, completo e saboroso, como explicou a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado.
“Tudo de excelente qualidade, porque essa é a exigência de Gracinha e do governador Ronaldo Caiado. Eles têm um carinho muito especial pela região”, afirmou.
Em discurso durante o evento, Gracinha Caiado destacou que o governador Ronaldo Caiado instituiu, ainda no mês de julho, a “Semana de Celebração e de Valorização da Cultura e da História das Comunidades Quilombolas”.
De acordo com o Decreto nº 10.510, de 26 de julho de 2024, a iniciativa deverá ser realizada anualmente na primeira semana de maio.
“Vocês terão a oportunidade de mostrar para o mundo a tradição de um povo que, saindo da Bahia e chegando aqui há 200 anos, criou essa rica comunidade quilombola, a maior do Brasil”, destacou.
Edição histórica
A primeira-dama Gracinha Caiado está no município de Cavalcante desde segunda-feira (29), quando participou, junto ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), do evento Raízes Kalungas, ação idealizada pelo Poder Judiciário que se soma a uma série de ações em conjunto nas comunidades quilombolas de modo a assegurar direitos fundamentais à população local.
Na terça (30), Gracinha promoveu evento na comunidade Vão do Moleque, com estrutura semelhante à que foi montada em Vão de Almas.
Além do TJ-GO, a edição do Goiás Social em Cavalcante contou com a parceria Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Defensoria Pública, prefeituras de Cavalcante e Teresina de Goiás, Polícia Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Retomada, Secretaria de Administração, Goiasprev, Ipasgo e outros órgãos estaduais.
Relacionadas
Natal do Bem 2024 tem horário especial nas vésperas de Natal e Ano Novo
Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
Procedimentos com mulheres sedadas terão de ser acompanhadas por funcionárias