1 de dezembro de 2021, 21:41h

[VÍDEO] Kyle Rittenhouse é absolvido pelo assassinato de dois homens durante protesto racial

AFP – Um júri norte-americano absolveu, nesta sexta-feira, o jovem Kyle Rittenhouse, acusado pelo assassinato de dois homens e de ter ferido um terceiro durante os protestos de 2020 contra o racismo e a brutalidade policial. No quarto dia de deliberações, todos os 12 jurados consideraram o réu “inocente” das cinco acusações contra ele, incluindo de assassinato.

Em 23 de agosto do ano passado, quando os Estados Unidos eram palco de gigantescas manifestações contra o racismo e a violência policial, Kenosha explodiu em chamas, quando policiais brancos feriram gravemente um jovem negro, Jacob Blake, com um tiro nas costas.

Na terceira noite dos distúrbios, Rittenhouse, então com 17 anos, se juntou a homens armados que haviam ido “proteger” suas empresas. ele abriu fogo em circunstâncias confusas, matando dois homens e ferindo um terceiro. O jovem foi preso pouco depois e indiciado pelas mortes. Acabou solto sob uma fiança de US$ 2 milhões.

Acusado de assassinato, Rittenhouse se declarou inocente, alegando ter “se defendido” de agressões. “Eu só queria deter as pessoas que me atacaram”, disse ele em meio a lágrimas no banco das testemunhas. No entanto, para o promotor, Kyle Rittenhouse “estava procurando emoção” e “sabia que haveria violência naquela noite”.