Após vencer a primeira partida da final da Série C por 5 a 1, no OBA, o Vila Nova foi a Belém (PA), enfrentou o Remo na partida de volta, venceu por 3 a 2 de virada e sagrou-se o único clube brasileiro tricampeão da divisão. Os gols do jogo saíram na primeira etapa com Alan Mineiro e Pablo para o Tigre e Felipe Gedoz e Lucas Siqueira para o Leão.
Já no segundo tempo, Pedro Bambu virou a partida aos 42 minutos. O artilheiro do Vila na competição foi o centroavante Henan que, marcou 10 gols na competição e 12 na temporada até o momento. Após a partida, o colorado recebeu o taça da competição ainda em campo que, foi levantada pelo capitão, Alan Mineiro. No agregado, o placar ficou em 8 a 3 para o Vila Nova.
A equipe colorada já conquistou a competição em outras duas oportunidades. Em 1996, o Vila Nova venceu os dois jogos da final da Série C contra o Botafogo (SP), por 2 a 1 em Ribeirão Preto e 1 a 0 no Serra Dourada. Já em 2015, o Tigre chegou a final mais uma vez e sagrou-se bicampeão. Na ocasião, o Vila enfrentou o Londrina, perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 e venceu no Serra Dourada por 4 a 1.
Mesmo em desvantagem, o Remo se lançou ao ataque e chegou ao gol logo aos seis minutos de jogo. Felipe Gedoz recebeu a sobra na entrada da área, limpou a marcação e acertou o canto esquerdo de Fabrício, abrindo o placar para os mandantes. Alguns minutos antes, o Remo chegou a acertar a trave, mas o impedimento foi marcado.
Apesar do susto, o camisa dez, Alan Mineiro, jogou um balde de água fria na esperança paraense. Aos nove minutos, o capitão colorado recebeu de Henan, limpou para direita e bateu no cantinho para empatar a partida. O Tigre poderia ter virado a partida aos 19 minutos, quando Henan, de cabeça, quase ampliou, de cabeça. A bola do centroavante tocou a trave.
Ainda na primeira etapa, o Remo voltou a ficar na frente do placar. Bola cruzada na área, Lucas Siqueira aproveitou o rebote e colocou o Leão na frente novamente aos 34 minutos. Já aos 39, Alan Mineiro rolou para o Henan na direita do ataque, o camisa nove soltou uma bomba na trave, o mesmo Henan cruzou rasteiro e Pablo dentro da área escorou para empatar o jogo.
O início da segunda etapa começou movimentado com chances para os dois lados. Adalberto quase marcou contra no primeiro minuto e Alan Mineiro quase marcou em jogada com Henan aos sete minutos. Apesar disso, o gol da virada colocarada só saiu aos 42 minutos do segundo tempo.
Pedro Bambu que, entrou no lugar de Pablo, recebeu na frente, bateu cruzado e contou com o desvio na zaga para virar a partida para o Vila e sacramentar a vitória colorada.
Relacionadas
“Livramento”, desabafa Myrian Rios ao relatar erro médico
Por unanimidade, STF torna mais sete réus por tentativa de golpe
Deputada pede ao STF retirada imediata de Ednaldo Rodrigues da CBF