Xi Jinping foi reconduzido neste domingo (23) a um terceiro mandato como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, o cargo mais elevado do país e que ele deverá ocupar pelos próximos cinco anos. Esta é uma decisão inédita na China
Jinping também apresentou neste domingo a nova cúpula do Partido Comunista com nomes alinhados a ele. Dos sete integrantes do Comitê Permanente — o órgão decisório mais poderoso da China –, quatro deles são nomes novos, mas com longa trajetória no partido.
Os novos membros caminharam no Grande Salão do Povo, em Pequim, por ordem de classificação.
“Na estrada à frente, não importa ventos fortes, águas agitadas ou até tempestades perigosas, as pessoas sempre terão nosso apoio mais sólido e nossa maior confiança”, disse Xi Jinping. “O mundo hoje enfrenta desafios sem precedentes”.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin felicitou seu “querido amigo” Xi Jinping, reconduzido neste domingo (23) para um terceiro mandato na China.
“Receba as nossas mais calorosas felicitações pela sua reeleição como secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China”,escreveu Putin em mensagem divulgada pelo Kremlin.
“Tenho a certeza de que as decisões do Congresso contribuirão para a implementação bem-sucedida das tarefas socioeconômicas de grande escala que a China enfrenta, bem como para fortalecer a posição do país na arena internacional”, acrescentou o líder russo.
Relacionadas
Ator de ‘Baby Driver’ morre aos 16 anos após cair de carro em movimento
Hospital confirma 21 mortos e 116 feridos em protestos em Moçambique
Neymar e Bruna Biancardi anunciam gravidez da segunda filha do casal