Brazil Urgente

Portal de Notícias em geral

1 km de altura! Arábia Saudita está construindo o maior prédio do mundo

O Jeddah Tower promete superar o atual maior prédio do mundo: Burj Khalifa (828m). A previsão de ficar pronto e ser inaugurado era no final de 2020, mas a pandemia e questões técnicas atrasaram o projeto.

Irá consumir mais de 515 mil m³ de concreto e 80 mil toneladas de aço, terá como custo estimado US$ 1,23 bilhão, cerca de R$ 6,61 bilhão (cotação do dólar de 19 de Fevereiro).

Contará com mais de 200 andares e será um feito arquitetônico inédito, uma vez que para edifícios dessa altura, os projetos e materiais tradicionais, não funcionam. Um exemplo é a carga do vento, que para resistir foi necessário fazer o design do prédio mudar ao longo dos andares, para permitir que o vento circule pelo prédio e não o derrube.

O prédio será tão alto que ultrapassará as nuvens e será um edifício misto e terá espaço para um condomínio com vários apartamentos para moradia e um centro comercial, um hotel e áreas para escritórios, e a atração turística deverá ocorrer no observatório com mirante, a quase 700 metros de altura.

Está sendo construído no deserto da 2ª maior cidade da Arábia Saudita, a cidade de Gidá e foi planejado para suportar tempestades de areia, ventos e outras situações existentes no deserto.