2023: Cinco mil motoristas foram flagrados bêbados em Goiás

Desde o início do ano, cerca de cinco mil motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool em Goiás. Hoje (19), comemora-se os 15 anos da Lei Seca, um marco importante na luta contra a combinação perigosa de álcool e direção. Em Goiás, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) tem intensificado as ações de conscientização e de fiscalização, visando alertar os condutores sobre os riscos dessa prática.

“Graças à Lei Seca, os órgãos autuadores do Estado puderam retirar das ruas, entre janeiro e 18 de junho, 4.991 condutores que dirigiam alcoolizados. Esses números alarmantes refletem a necessidade contínua de educar a população, mas também de fiscalizar e punir quem, de modo irresponsável, coloca em risco a sua vida e a dos demais usuários das vias”, destaca o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares.

Em 2022, as blitze realizadas pela Lei Seca retiraram das ruas de Goiás um total de 12.421 condutores que dirigiam embriagados (dados englobam número de todos os órgãos autuadores).

Além disso, o combate à embriaguez ao volante foi intensificado com a realização diária de blitze da Balada Responsável. Para reforçar o programa, no mês passado, a autarquia adquiriu 80 novos bafômetros, 120 barreiras pantográficas; 120 balizadores cônicos; 300 cilindros canalizadores de tráfego; 300 cavaletes plásticos; 3.062 cones para sinalização.