Para muitas pessoas, é algo surpreendente saber que não apenas um, mas vários brasileiros já chegaram ao cockpit do maior avião de transporte de passageiros do mundo, o Airbus A380, um modelo que possui um número limitado de unidades em operação.
Com exceção da árabe Emirates, todas as empresas que o usam ou já o usaram compraram algumas poucas unidades, portanto, a grande empregadora de pilotos para voar o gigante avião de dois andares é mesmo a companhia baseada em Dubai.
E como o Brasil é reconhecidamente um celeiro de bons profissionais para a aviação comercial, vários deles chegaram à Emirates e, especialmente, ao icônico A380. E isso inclui até mesmo mulheres, apesar da reduzida proporção delas em relação ao total de pilotos existentes.
Além dos pilotos Pablo Tess Leite, Glauco Luciano e Tiago Cardoso, já tínhamos visto aqui no AEROIN também a Aline Borguetti, entre outros profissionais que talvez já tenham chegado ao cockpit do superjumbo mas que não tomamos conhecimento. E hoje, trazemos a você leitor a sugestão de assistir à entrevista com mais uma brasileira que chegou lá.
Conforme você verá no vídeo abaixo nesta matéria, Karina Lutkus trabalhou como piloto da TAM/LATAM durante quase 15 anos, desde a função de primeiro-oficial (também chamado co-piloto) de Fokker 100 e Airbus A320 e A330 até comandante de A320, quando então conquistou seu posto de primeiro-oficial do Airbus A380 na Emirates a partir de abril de 2019.
E é sobre toda essa sua notável jornada na aviação brasileira e árabe que Karina fala na entrevista a seguir ao comandante Fernando Pamplona, no quadro “Papo com Pamplona” do canal “Teaching for Free”, que estreou ao vivo neste sábado, 19 de fevereiro, às 20h00.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Manifestantes vão às ruas pelo fim da escala de trabalho 6×1
Ato com notas gigantes de dólar cobra ação do G20 contra a corrupção
Objeto encontrado no aeroporto de Goiânia não era artefato explosivo