Hoje (18), o presidente Jair Bolsonaro disse que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que anulou condenações de Lula na Lava Jato, “deu elegibilidade para um dos maiores bandidos que passou pelo Brasil”.
“Um ministro do Supremo deu elegibilidade para um dos maiores bandidos que passou pelo Brasil. Alguns falam: ‘ah, o Supremo aí’. Foi um ministro, mas falam no Supremo ‘absolvendo o Lula’. Pessoal, uma coisa apenas. Se os delatores entregaram mais de R$ 2 bilhões, é porque eles roubaram. Roubaram de quem? Não foi de uma empresa privada de ninguém, foi de uma empresa pública. Só isso aí é suficiente”, afirmou Bolsonaro para apoiadores.
Após a decisão de Fachin, a PGR recorreu e o assunto será discutido no plenário do STF, mas ainda não há data para o julgamento.
Foram anuladas as condenações nos processos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. Outros dois processos, ligados ao Instituto Lula, também tiveram atos anulados. Todos foram remetidos para a Justiça Federal de Brasília.
Relacionadas
Hospital Municipal de Aparecida é o 2º melhor hospital público do país e um dos melhores da América Latina, aponta ranking Intellat
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu