A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) aprovou hoje (22) a realização de uma audiência pública para debater as metodologias de pesquisas eleitorais. O pedido foi do líder do governo, senador Carlos Portinho (PL-RJ)
Portinho destacou que o desempenho das pesquisas influencia o voto dos eleitores e, portanto, o resultado das eleições. Por isso, ele defendeu a necessidade de que o Congresso trace uma regulamentação mais detalhada sobre o trabalho dos institutos de pesquisa.
— A nossa função aqui é entender para aperfeiçoar a legislação: se a gente vai criar marcos, se as pesquisas vão ser divulgadas a cada 15 dias, pesquisa de boca de urna pode ou não pode, qual é o universo de entrevistados —justificou.
Na lista de convidados sugerida por Portinho está o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O senador também relaciona diretores de institutos de pesquisa e cientistas políticos.
Relacionadas
Turista fica preso por mais de 3 horas em buraco na areia de Copacabana
INSS: mais de 1,3 milhão de beneficiários já solicitaram reembolso
Ednaldo Rodrigues entra no STF para barrar novas eleições na CBF