O sorotipo 3 do vírus da dengue ressurgiu recentemente no Brasil, após mais de 15 anos sem causar epidemias no País. Já foram registrados casos da infecção este ano, em Roraima, na região Norte, e no Paraná, no Sul. Dessa maneira, especialistas acendem o alerta para o risco de uma nova onda da doença causada por esse sorotipo viral.
Essa preocupação é maior em locais onde atualmente há uma calmaria em relação à incidência da dengue, como Pernambuco e Rio de Janeiro.
O assunto foi debatido durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (14). Realizado pela biofarmacêutica Takeda, o evento virtual apresentou o impacto da dengue no Brasil e os resultados de uma pesquisa que ouviu 2 mil pessoas em todo o País.
Encomendado a Ipsos pela Takeda e com a coordenação científica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o levantamento revelou que três em cada dez brasileiros já tiveram dengue e 69% conhecem alguém que já teve a doença. Entre os já acometidos, 69% foram diagnosticados uma vez, 23% duas vezes e 6% três vezes ou mais.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão