Sorotipo 3 da dengue ressurge e dispara alarme por risco de nova epidemia

O sorotipo 3 do vírus da dengue ressurgiu recentemente no Brasil, após mais de 15 anos sem causar epidemias no País. Já foram registrados casos da infecção este ano, em Roraima, na região Norte, e no Paraná, no Sul. Dessa maneira, especialistas acendem o alerta para o risco de uma nova onda da doença causada por esse sorotipo viral.

Essa preocupação é maior em locais onde atualmente há uma calmaria em relação à incidência da dengue, como Pernambuco e Rio de Janeiro.

O assunto foi debatido durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (14). Realizado pela biofarmacêutica Takeda, o evento virtual apresentou o impacto da dengue no Brasil e os resultados de uma pesquisa que ouviu 2 mil pessoas em todo o País.

Encomendado a Ipsos pela Takeda e com a coordenação científica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o levantamento revelou que três em cada dez brasileiros já tiveram dengue e 69% conhecem alguém que já teve a doença. Entre os já acometidos, 69% foram diagnosticados uma vez, 23% duas vezes e 6% três vezes ou mais.