Programa foi lançado nesta segunda, 27, pelo prefeito Fernando Pellozo, e vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade e portadores de doenças graves
O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, lançou o programa Tarifa Social de Água nesta segunda-feira (27). A iniciativa vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo desconto no valor da conta de água com base no consumo da residência. A medida vale ainda para portadores de doenças graves, que sejam titulares de contas da Sanesc.
A moradora Nivalda Maria, do setor Monte Azul, comemorou a iniciativa.
“É uma iniciativa muito bem vinda e que vai ajudar muita gente. É uma dinheirinho a mais que vai sobrar no fim do mês, para ser usado no mercado ou no lazer, por exemplo”.
Para ter direito à tarifa social, instituída pela Lei 2.471/2021, o titular da conta de água deve ser inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da sua residência. Satisfeitos estes critérios, basta solicitar o benefício na Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), de posse dos documentos pessoais e da fatura de água.
“Este é um importante passo para cuidar ainda mais da nossa gente. Famílias de baixa renda poderão ter até 50% do valor da conta de água abatido. É a prefeitura investindo não só na rede de saneamento, mas também no aspecto social”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo, durante o lançamento do programa.
O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, esclareceu como vai funcionar o desconto:
“Quanto menor o consumo da casa, maior o desconto. Para parcelas de consumo de até 10 metros cúbicos de água por mês, o desconto será de 50%, metade do valor da conta de água. Consumos de 10 até 20 metros cúbicos de água por mês terão desconto de 30%. De 20 até 30 metros cúbicos de água por mês, o desconto será de 20%. Residências com consumo maior que 30 metros cúbicos por mês não têm acesso ao benefício”, conclui.
Para saber quanto a residência consome de água por mês, basta procurar na fatura de água. Também têm direito ao benefício portadores de doenças graves discriminadas no art. 151 da Lei 8.213/91. Neste caso, além de documento pessoal e conta de água, a pessoa deverá apresentar laudo médico na Sanesc. Para se inscrever um Cadastro Único do Governo Federal, um dos requisitos para ter acesso ao benefício, o morador deve procurar uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 62 3512-1456.
Vistoria – Antes de lançar o programa, o prefeito Fernando Pellozo visitou as instalações da Estação de Tratamento de Água Lúcio Rosa, a principal da cidade. Com a chegada das chuvas, o sistema de abastecimento vem se normalizando.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão