Hotéis, pousadas e hostels de todo o Brasil devem adotar, a partir desta semana, o check-in digital. Com a medida, as hospedagens passam a registrar os dados de entrada dos clientes de maneira eletrônica. O procedimento agora será semelhante ao do realizado em voos.
Em vez de trabalhar com o preenchimento manual de formulário para check-in, os estabelecimentos das hospedagens devem utilizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH).
O Ministério do Turismo e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) criaram um sistema para o preenchimento eletrônico dos dados pessoais dos hóspedes.
Conforme o ministério, a FNRH digital permite o preenchimento antecipado e on-line dos dados por meio do Gov.Br. Na hora de dar entrada na hospedagem, o cliente deve concluir o procedimento fazendo a leitura de um QR Code, link compartilhado ou até mesmo um dispositivo oferecido pelo estabelecimento.
A pasta divulgou nesta segunda que 3.406 empresas hoteleiras já utilizaram o novo procedimento com mais de 1,71 milhão de fichas feitas no novo modelo.
“Hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem vão passar a oferecer um check-in muito mais ágil, confortável e seguro. Além de eliminar o uso de papel e contribuir para a sustentabilidade ambiental do nosso país, a nova ficha digital vai facilitar a vida de todos: do hóspede, que não perderá mais tempo com procedimentos demorados em balcões de recepção; e dos empreendedores do setor, que vão ter menos custos e poderão aprimorar seus negócios”, ressaltou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
A mudança para a FNRH Digital está prevista na lei federal nº 14.978 de 2024. A legislação dispensa os estrangeiros da obrigatoriedade de ter uma conta Gov.Br para realizar o check-in.
Fonte: Metrópoles


Relacionadas
União Europeia proíbe importação de carne bovina, frango, cavalo, peixe e mel do Brasil
Ponte de R$ 36 milhões desaba no Acre deixando quatro feridos. Veja o vídeo!
Copiloto passa mal durante voo de Curitiba (PR) a Campinas (SP)