Um avião está detido neste momento em Paris após uma suspeita de tráfico de pessoas que queriam entrar nos EUA. A aeronave em questão é um A340-300 da Legend Airlines, uma companhia aérea de fretamento da Romênia, que neste mês de dezembro fez ao menos 4 voos na rota Fujairah – Paris – Manágua.
Fujairah é um dos 7 emirados que fazem parte dos Emirados Árabes Unidos, sendo que é o que fica mais ao leste do país, de frente ao Golfo de Omã e vizinho a Omã, sendo naturalmente o mais próximo da Índia.
A capital do emirado leva o mesmo nome e tem apenas 100 mil habitantes. E estes fatores teriam levado à Legend Airlines escolher a cidade, que é pouco conhecida quando comparada à Dubai ou Abu Dhabi.
A suspeita é que estes voos estejam levando indianos que desejam imigrar para os EUA, e por isso a Legend tem usado não apenas Fujairah, mas também o Aeroporto de Châlons Vatry, ao leste de Paris, para fazer a rota, já que são dois aeroportos afastados dos holofotes e praticamente sem voos comerciais.
No entanto, as autoridades parisienses notaram esta estranha “coincidência” além do que uma rota para Manágua, capital da Nicarágua, saindo dos Emirados não tem muito sentido comercial.
Com isso, o jato A340 de matrícula YR-LRE foi impedido de ser abastecido e decolar após pousar hoje no Aeroporto de Châlons-Vatry. Inicialmente, os 303 passageiros, que segundo as autoridades francesas são todos da Índia, ficariam dentro do avião mas acabaram sendo desembarcados e o terminal virou um alojamento temporário.
Desta maneira, o único voo comercial regular no aeroporto, da Ryanair, que vem do Marrocos, precisou ser desviado para outro aeroporto parisiense, o de Beauvais Tillé.
O canal France3 informa que todos os passageiros estão tendo sua documentação conferida e que não poderão sair até que seja averiguado se o tráfico de pessoas estava de fato ocorrendo. Existem relatos não confirmados que ao menos 2 dos passageiros foram presos. A história está em andamento.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Ator de Shazam está sendo cancelado por ser contra a ideologia de gênero e a obrigatoriedade da vacina
Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc terão R$ 18 bilhões em 2025
Empresário Luiz Galeazzi e família morreram na queda de avião em Gramado