Em Goiás está cada vez mais presente o famoso golpe da conta de energia falsa ou clonada. As vítimas que mais caem no golpe são os idosos e até mesmo aqueles mais jovens, porém mais desatentos na hora de pagar suas contas do dia a dia.
O golpe funciona sempre da mesma maneira. O consumidor recebe em casa uma conta de energia como se fosse na ENEL normalmente, e na boa fé, sem perceber algo errado providencia o pagamento. Alguns dias depois vem o reaviso e uma nova cobrança. Só depois de ter a sua energia cortada é que o consumidor ao procurar a companhia perceberá que foi vítima de um golpe.
Apesar da conta clonada ou falsa ser muito parecida com a conta verdadeira da ENEL, o consumidor atento verá que há diferenças bem claras e que ao identificá-las, não será vítima de mais esse golpe. É bem simples! Na conta verdadeira, na parte do boleto para pagamento, tem sempre o nome e a conta da própria ENEL para pagamento, conforme modelo abaixo.
Já na conta falsa ou clonada, a parte de informações da conta, dos gastos, etc… aparece tudo como se fosse a conta verdadeira. O detalhe que precisa ser verificado é no boleto anexo. A conta falsa vem sempre com um boleto de um banco público ou mesmo privado com uma conta que não tem nada a ver com a ENEL. A pessoa pensa estar fazendo o pagamento normal de sua conta de energia, quando na verdade está mesmo é fazendo uma transferência de dinheiro para uma conta dos golpistas. Basta ver este boleto abaixo para saber que trata-se de um crime. O alerta está dado! O melhor a fazer é conferir direitinho todos os seus boletos para que não tenha grandes problemas lá na frente.
Relacionadas
Rússia lançou míssil balístico intercontinental para atacar Ucrânia
Adesão ao Negocie Já termina em 20 de dezembro
2ª etapa do Feirão do Cotec começa nesta quinta