1 de dezembro de 2021, 21:52h

Após um ano e oito meses, piscinas reabrem no Parque Nacional de Brasília

Com o abrandamento da pandemia de covid-19, os brasilienses poderão voltar a frequentar as piscinas da Água Mineral, nome dado ao conjunto de piscinas do Parque Nacional de Brasília, fechadas desde o primeiro lockdown (confinamento) no Distrito Federal, em março de 2020.

A Unidade de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem duas piscinas. A Piscina Velha, como é chamada a piscina Pedreira, foi reparada recentemente. Já a Piscina Nova (Areal) só poderá ser frequentada nos dias em que a Velha estiver fechada para a limpeza semanal.

Com capacidade para receber 1,5 mil visitantes por dia, o Parque Nacional de Brasília reabriu, para passeios, no primeiro semestre do ano passado. De acordo com o ICMBio, a trilha Cristal Água fica aberta diariamente, até as 16h, para caminhada e ciclismo, com percursos de 5, 10 e 15 quilômetros.

Já a trilha da Capivara , que tem 1,3 quilômetros de extensão, acesso mais fácil e mais indicado para crianças, permite a observação de plantas do Cerrado e espécies da Mata de Galeria. A permanência no parque é autorizada até as 17h.