Ataque contra congressistas democratas deixa deputada morta e senador ferido nos Estados Unidos

Deputada Melissa Hortman e seu marido foram mortos em casa. Atentado tem conotação política

Mais uma tragédia nos Estados Unidos. Dois ataques a tiros ocorridos neste sábado (14) nas proximidades de Minneapolis, nos Estados Unidos, deixaram ao menos duas pessoas mortas, entre elas a deputada democrata de Minnesota, Melissa Hortman.

O marido da parlamentar também foi atingido pelos disparos e não resistiu aos ferimentos. Pouco tempo depois, o senador democrata John Hoffman e sua mulher também foram alvejados, mas estão internados em um hospital local e não correm risco de vida.

A deputada estadual Melissa Hortman e seu marido, Mark, foram mortos em casa, disse Walz em uma coletiva de imprensa. O senador estadual democrata John Hoffman e sua esposa, Yvette, foram feridos a tiros, disse o governador, com a voz embargada pela emoção.

Ele acrescentou que eles foram hospitalizados e submetidos a cirurgias.

O responsável pelos tiroteios ainda não foi capturado pela polícia, mas trata-se de um homem branco usando um colete à prova de balas, informou a emissora CNN. O assassino também teria se passado por um policial.

De acordo com as autoridades, o suspeito teria se apresentado como policial para se aproximar das vítimas. Após os ataques, ele trocou tiros com a polícia e conseguiu fugir. Uma operação de buscas foi montada para localizar o homem, descrito como branco e usando colete à prova de balas.

“Fui informado sobre os tiroteios seletivos em Champlin e Brooklyn Park. As autoridades estão no local e terão todos os recursos necessários. Estamos monitorando a situação”, afirmou Tim Walz, governador de Minnesota.

O americano também avaliou que o ocorrido foi um “ato trágico de violência” e não descartou a hipótese de ter sido um assassinato com “motivação política”.