Bolsonaro cresce mais que Lula e os dois aparecem empatados tecnicamente, diz Paraná Pesquisas

Como o instituto mostra margens de erro diferentes para cada região do Brasil, é possível que Bolsonaro esteja numericamente à frente de Lula

O presidene Jair Bolsonaro apresenta um crescimento maior que o Lula neste segundo turno e por isso já aparece tecnicamente empatado com o candidato pestista.No primeiro turno o resultado foi Lula com 48,43% e Bolsonaro com 43,20%. Lula cresceu 3,6% enquanto Jair Bolsonaro já cresceu 4,9% até agora neste segundo turno conforme a pesquisa divulgada hoje.

A pesquisa do Paraná Pesquisas, divulgada na manhã desta quinta-feira (13) aponta empate técnico entre os candidatos a presidente da República, no segundo turno. De acordo com a pesquisa, o empate técnico se estabelece nos votos válidos e nos cenários espontâneo e estimulado.

Considerando apenas os votos válidos, Lula (PT) tem 51,9% e Bolsonaro (PL) 48,1%

Desse modo, no cenário espontâneo, o ex-presidente Lula (PT) aparece 3,4 pontos à frente do adversário Jair Bolsonaro (PL): o petista soma 42,6% e o atual presidente da República tem 39,2%, configurando empate técnico. Nesse cenário, os indecisos são 12,8% e 5,4% não querem qualquer dos candidatos.

No cenário estimulado, quando o eleitor é confrontado com os nomes dos candidatos escritos em um cartão, o empate técnico se confirma: Lula se mantém 3,5% pontos à frente, com 47,6%, contra 44,1% de Bolsonaro.

Metodologia

O Paraná Pesquisas informou que o grau de confiança do levantamento chega a 95,0% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 866 entrevistas; 4,3 pontos percentuais para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 544 entrevistas; 5,7 pontos percentuais para o estrato da regiões Norte e Centro-Oeste onde foram realizadas 311 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato da Região Sul, com 299 entrevistas.

O Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 2020 eleitores em todos os Estados e no Distrito Federal, entre os dias 8 e 12 de outubro, e registrou o levantamento na Justiça Eleitoral sob o nº BR-08438/2022.