BR-060/153: nova concessão prevê duas trincheiras em Anápolis

Além do Contorno de Goiânia, edital para nova concessão da BR-060/153 prevê duas trincheiras em Anápolis

BR-060/153: nova concessão prevê duas trincheiras em Anápolis Edital de concessão da BR-060/153 inclui duas trincheiras em Anápolis e o Contorno de Goiânia. Leilão na B3 está marcado para dezembro.

O projeto de relicitação da BR-060/153, conhecida como Rota do Pequi, vai além da implantação do Contorno de Goiânia e contempla intervenções diretas na malha urbana de Anápolis. O edital estruturado pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê a execução de duas trincheiras rodoviárias para desafogar o tráfego e garantir acessos mais seguros aos bairros da cidade.

Obras vão remodelar acessos críticos no município

A primeira intervenção ocorrerá na entrada do município para motoristas que chegam de Goiânia. A obra consiste na construção de uma trincheira com dispositivo em formato de diamante na intersecção entre a Vila São Vicente Igrejinha e a Avenida Pedro Ludovico. A solução de engenharia foi projetada para conectar a rodovia principal às pistas marginais e vias locais com fluidez.

Esse ponto é considerado um dos trechos mais perigosos entre os mais de 20 quilômetros que cortam o perímetro urbano anapolino. Como medida emergencial adotada no ano anterior, a gestão municipal chegou a instalar redutores de velocidade nos dois sentidos da via, reduzindo o limite de tráfego de 60 km/h para 40 km/h com o objetivo de frear o histórico de colisões.

Acesso na saída para Brasília

A segunda trincheira está projetada para a saída em direção ao Distrito Federal, no cruzamento entre as avenidas Independência e Alphaville, criando uma ligação direta entre os bairros Santo Antônio e Buritis. A inserção dessa estrutura no projeto atendeu a uma demanda da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT),