Um ciclone bomba pode se formar no mar próximo ao litoral Sul do Brasil na próxima semana. Segundo o Climatempo, o fenômeno está se formando no Oceano Atlântico e, possivelmente, se aproximará da região. Os meteorologistas alertam para chuvas intensas e rajadas de vento significativas na próxima terça-feira (12). A intensidade dos ventos, entretanto, ainda não foi divulgada.
– Esse fenômeno ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, uma condição conhecida como ciclogênese explosiva – explica o Climatempo na publicação.
A baixa pressão atmosférica causa rajadas de ventos e pode provocar, também, tempestades.
Para receber a classificação “bomba”, o ciclone deve ter uma queda de pressão atmosférica de 24 milibares ou mais em 24 horas.
– Esse processo acontece principalmente em regiões de alta latitude, onde massas de ar muito frias encontram massas de ar mais quentes, criando um forte gradiente de pressão que intensifica o ciclone rapidamente – afirmou.
A empresa de meteorologia explica que as condições do ciclone estão sendo acompanhadas de perto e que sistemas meteorológicos podem sofrer variações durante seu desenvolvimento. Ou seja, ainda não é possível afirmar com certeza que o ciclone bomba de fato ocorrerá.
As previsões de mínima e máxima para o Sul mostram uma subida de temperatura entre esta sexta-feira (8), e na próxima segunda (11), seguida por uma queda nos termômetros na terça (12), quando o ciclone pode atingir a região.
Fonte: Pleno.News
Relacionadas
Deputado federal Acácio Favacho destaca em Brasília potencial da bioeconomia do Amapá
Agência de refugiados da ONU fecha quatro escritórios no México
Anitta trava disputa com farmacêutica para impedir que seu nome seja usado em marca de cosméticos