Clima: Alerta amarelo é emitido na Escócia, Irlanda do Norte e Inglaterra

BBC – Três alertas amarelos estavam em vigor para toda a Escócia, Irlanda do Norte e norte da Inglaterra até as 11h de segunda-feira.

A principal linha ferroviária entre Glasgow e o noroeste da Inglaterra pode permanecer fechada por mais alguns dias depois de ter sido danificada por um deslizamento de terra na sexta-feira.

As viagens também serão afetadas por uma nova rodada de greves ferroviárias a partir de terça-feira.

Os meteorologistas alertaram que a chuva, o granizo e a neve diminuiriam na noite de domingo, deixando as superfícies molhadas à medida que as temperaturas caíssem abaixo de zero durante a noite.

É provável que o gelo se forme amplamente em estradas e pavimentos não tratados, e mais chuvas de granizo ou neve são possíveis durante a noite no oeste.

Os avisos meteorológicos amarelos do Met Office estão em vigor para toda a Escócia, Irlanda do Norte e grande parte do norte da Inglaterra.

Os Gritters estão tratando estradas em todo o país, embora os meteorologistas tenham alertado que as condições representam risco de escorregões e quedas.

O meteorologista do Met Office, Dan Stroud, disse que vai sentir mais frio na segunda-feira – antes de muito tempo úmido chegar ao longo da semana.

“O melhor dia da semana provavelmente será o feriado bancário na segunda-feira, com muito tempo seco e geralmente bom em todo o país, um pouco nublado na mistura, com nuvens e chuva se movendo no início da manhã de terça-feira”, disse ele disse.

Os alertas de inundação já foram suspensos, mas a Agência Escocesa de Proteção Ambiental (Sepa) aconselhou as pessoas a evitar o recuo das águas das enchentes no sul e no centro da Escócia.

Em um ponto na sexta-feira, Sepa tinha 10 alertas de inundação regionais em vigor, juntamente com 29 avisos de inundação local e um aviso de inundação grave para Dumfries.

O órgão de proteção ambiental disse que os níveis do rio Nith atingiram o nível mais alto já registrado.

E na Inglaterra, 16 alertas de inundação estavam em vigor – o que significa que a inundação é esperada – desde as primeiras horas da manhã de segunda-feira, incluindo em York, East Sussex, Bournemouth, Bristol e Lake District.