Covid-19: Pandemia surgiu em laboratório na China, diz ex-chefe do CDC

CDC Director Robert Redfield speaks during the daily briefing on the novel coronavirus, which causes COVID-19, in the Brady Briefing Room of the White House on April 22, 2020, in Washington, DC. (Photo by MANDEL NGAN / AFP) (Photo by MANDEL NGAN/AFP via Getty Images)

Em entrevista à CNN americana divulgada hoje (26), o ex-chefe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), Robert Redfield, disse acreditar que a Covid-19 se originou de um laboratório em Wuhan, China.

O chefe do CDC também disse que o vírus começou a ser transmitido na província de Hubei, no centro da China, em setembro ou outubro de 2019.

“Essa é a minha opinião. É apenas uma opinião. Posso ter opiniões agora”, disse Redfield, que atuou como diretor do CDC de 2018 até o final do mandato do ex-presidente Donald Trump.

Sobre as origens do novo coronavírus, Redfield prosseguiu: “Eu sou da opinião de que ainda acho que a ideologia mais provável desse patógeno em Wuhan foi de um laboratório. Escapou. Outras pessoas não acreditam nisso. Isso é bom. A ciência acabará descobrindo. Não é incomum para patógenos respiratórios que estão sendo trabalhados em um laboratório para infectar o trabalhador do laboratório”.

Redfield enfatizou sua avaliação das origens do vírus “não implicava qualquer intencionalidade” por parte do governo chinês. Mas ele reiterou que não acreditava que o vírus, “de alguma forma, passou de um morcego para um humano e, naquele momento tornou-se um dos vírus mais infecciosos que conhecemos na humanidade, para transmissão entre humanos”.

O ex-diretor do CDC explicou que normalmente, quando um patógeno transmite de um animal para um humano, “leva um tempo para descobrir como se tornar cada vez mais eficiente na transmissão de pessoa para pessoa. Só não acho que isso faça sentido biológico” para a Covid-19, disse ele.

Mas Redfield sugeriu que o aumento da eficiência viral poderia ter sido cultivado em um ambiente de laboratório:

“Sim, vamos apenas dizer que tenho coronavírus e estou trabalhando nisso. A maioria de nós no laboratório está tentando desenvolver vírus. Tentamos ajudar a torná-lo cada vez melhor e melhor e melhor e melhor e melhor, para que possamos fazer experimentos e descobrir sobre isso. É assim que eu coloquei as coisas”.