O governador Daniel Vilela inaugurou, nesta quarta-feira (3/6), a Unidade de Polícia Penal Regional de Novo Gama II, no Entorno do Distrito Federal. Retomada e concluída pela atual gestão, a obra recebeu R$ 20,3 milhões do Tesouro Estadual. A nova estrutura amplia em 300 vagas a capacidade do sistema prisional goiano e fortalece a segurança pública na região.
Durante a inauguração, Daniel afirmou que a entrega simboliza a transformação vivida pelo Estado nos últimos anos, com destaque para os avanços na segurança pública. “Ao olharmos essa unidade, vemos de forma materializada a transformação que Goiás viveu desde 2019. Mais do que comemorar a conclusão dessa obra, é preciso reconhecer a importância da Polícia Penal e de toda a política de segurança pública que tornou Goiás uma referência nacional”, afirmou.
Iniciada em 2013, em gestões anteriores, a construção da unidade foi paralisada em 2018, após enfrentar entraves administrativos, financeiros, contratuais e operacionais. Para garantir a conclusão do empreendimento, o Governo de Goiás assumiu a execução. Depois da autorização para encerrar o contrato de repasse com a União, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) realizou nova licitação e retomou os trabalhos.
A presidente da Goinfra, Eliane Simonini, ressaltou o esforço conjunto para viabilizar a entrega. “Essa nova estrutura representa o compromisso do Estado com a segurança pública. Mostramos que não há desafios que não possam ser superados com união, planejamento e esforço coletivo. Os frutos desse trabalho serão colhidos pela sociedade”, disse.
O investimento total na obra foi de R$ 30,2 milhões, sendo R$ 6,3 milhões de recursos federais e R$ 20,3 milhões aportados pelo Governo de Goiás, responsável pela conclusão da unidade. A estrutura conta com dois blocos de alojamentos para detentos, três guaritas internas de concreto e seis externas metalizadas, além de galpão industrial e blocos independentes para saúde e segurança.
Para o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, a conclusão da unidade demonstra o compromisso do Estado com o fortalecimento do sistema prisional. “Foi uma construção iniciada em 2013, que enfrentou diversas dificuldades ao longo dos anos. O Governo de Goiás assumiu mais de 80% dos investimentos necessários para concluir uma estrutura fundamental para a Polícia Penal, para a segurança pública e para a população de Novo Gama”, afirmou.
A entrega também foi citada pelo prefeito Carlinhos do Mangão como marco para o município, especialmente no período de comemoração do aniversário da cidade. “Essa é uma das obras mais importantes para a população de Novo Gama. Além de concluir um projeto que ficou paralisado por anos, a nova unidade fortalece a segurança pública e contribui para que o município se consolide entre as cidades mais seguras de Goiás”, ressaltou.




Relacionadas
Gestão Vilela consegue recurso de 80 milhões de dólares para financiar novas obras em Aparecida
Pai de Messi recebe alta hospitalar e vai se recuperar em casa
‘Coronel’, um dos criminosos mais procurados do Rio, é preso em hospital; veja vídeo!