Dia de Finados: Cemitério Municipal de Trindade está preparado para visitas e celebrações em homenagem aos que partiram

Imagens sacras foram restauradas, corredores e calçadas foram limpos e receberam pintura pelas equipes da Prefeitura. Tudo para revitalizar o Cemitério Municipal que este ano tem visitação liberada, mas seguindo o protocolo que exige medir temperatura, uso de máscara e distanciamento. Igreja Católica programou missas em quatro horários. GOE orienta a levar máscaras faciais extras. O Cemitério Municipal de Trindade, no Setor Cristina, passou por um trabalho de limpeza geral para receber visitantes e abrigar as celebrações do Dia de Finados, terça-feira, 2 de novembro.

Imagens sacras da entrada passaram por limpeza e restauração. Há cerca de uma semana a grama foi aparada entre túmulos e corredores internos. Muro e calçadas externas do cemitério passaram por limpeza e pintura. Estará aberta a Capela, recém restaurada e entregue pelo prefeito Marden Júnior no final de agosto, nos moldes em que foi construída, por volta de 1926. Mas o local abriga um número muito pequeno de pessoas.

Tendas serão instaladas pela Prefeitura para dar apoio às celebrações religiosas em homenagem aos mortos. A secretaria da Igreja Matriz de Trindade informou que quatro missas serão celebradas em local aberto. Elas serão às 8h, 10h, 14h e 16h do dia 2 de novembro.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Luiz Felipe, equipes da Secretaria atuaram na limpeza e revitalização do cemitério desde quarta-feira (20). A intenção foi deixar o lugar o mais organizado e limpo possível para a retomada das visitações após um período em que elas foram desestimuladas por causa da pandemia de Covid-19. O Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOE) da Prefeitura de Trindade promoverá ações que visam reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus no Dia de Finados.

De acordo com o presidente do GOE, Cristiano Galindo, no cemitério e na Capela haverá profissionais para aferição de temperatura e dispersão de álcool em gel.

“Vale ressaltar que o uso de máscara é obrigatório”, lembra Cristiano Galindo. E ele alerta ainda que, por se tratar de um momento que emociona a todos, é recomendado que os visitantes levem máscaras extras para eventuais trocas da proteção facial.