Em 2025, passageiro poderá consultar o impacto ambiental da viagem ao reservar voo na União Europeia

A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) informa que, a partir de 2025, ao reservar voos online, os passageiros poderão ver informações padronizadas sobre a “pegada de carbono” e a “eficiência de carbono” dos voos na União Europeia, juntamente com uma explicação do resultado.

Isso será feito através do Esquema de Rotulagem Ambiental, uma iniciativa liderada pela EASA, que visa fornecer aos passageiros informações ambientais confiáveis e harmonizadas sobre os seus voos.

Para as companhias aéreas, o Esquema de Rotulagem Ambiental promove um quadro de concorrência leal que reconhece os esforços de sustentabilidade, o que trará transparência e, portanto, competitividade ao mercado, segundo explica a agência reguladora.

“O sistema de rotulagem permitirá aos passageiros fazer escolhas sustentáveis ao reservar os seus voos, com base em informações confiáveis provenientes de uma agência especializada, mas neutra”, disse Maria Rueda, Diretora de Estratégia e Gestão de Segurança da EASA. “Isso tornará visível o progresso rumo à descarbonização da aviação e permitirá que os passageiros façam parte da solução – garantindo que possam estar ativamente conscientes do impacto das suas escolhas de viagem.”

Para calcular a pegada de carbono e a eficiência carbônica, a EASA analisará os dados históricos reais fornecidos pelas companhias aéreas e projetará para voos futuros. A utilização de dados operacionais reais garante maior precisão e confiabilidade ao cálculo.

A participação no Esquema de Rotulagem Ambiental será voluntária para as companhias aéreas. As que optarem por participar serão obrigadas a enviar à EASA os dados de voo de todos os voos que se enquadrem no âmbito da iniciativa. Elas não poderão optar por enviar dados apenas para determinadas rotas.

Outro requisito para as companhias aéreas que aderirem é que exibam o resultado nos seus sistemas de reservas e assim garantam que esta informação chegue aos passageiros. A EASA está lançando um plano de adoção antecipada para as companhias aéreas interessadas, para fornecer orientação e permitir-lhes fazer uma avaliação inicial.

A fase preparatória do Regulamento de Execução do Sistema de Rotulagem Ambiental será realizada durante este ano de 2024.

Fonte: Aeroin