O Ministro Alexandre de Moraes, do STF, é alvo de um processo aberto pelo grupo Trump Media & Technology Group nos Estados Unidos. A informação é do jornal The New York Times, republicada no Brasil pela CNN.
O grupo é propriedade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O processo foi aberto em um tribunal federal da Flórida (EUA), em conjunto com o Rumble, um serviço de compartilhamento de vídeos.
Na peça, as empresas acusam Alexande de Moraes de censurar ilegalmente o discurso político de pessoas alinhadas à direita nos Estados Unidos. As empresas alegam que o ministro censura posicionamentos políticos nos EUA e viola a Primeira Emenda ao ordenar que o Rumble removesse contas de figuras brasileiras de direita.
O argumento central é que essa ordem pode alterar a forma como as contas aparecem nos EUA, infringindo a lei americana. O grupo de Trump alega que, apesar de não ser diretamente alvo das ordens de Moraes, depende da tecnologia da Rumble e, portanto, pode ser prejudicado se as operações da empresa forem afetadas. Alexandre de Moraes ainda não se manifestou sobre o assunto.
Relacionadas
Agência de refugiados da ONU fecha quatro escritórios no México
Anitta trava disputa com farmacêutica para impedir que seu nome seja usado em marca de cosméticos
Dólar cai pela oitava vez seguida e fecha a R$ 5,63