Israel é um dos produtores que mais se destacam quando o assunto é carne cultivada. No início do ano, um laboratório israelense apresentou o primeiro bife de lombo bioimpresso de todo o globo. Agora, a empresa MeaTech 3D, também de lá, revelou ter feito o maior bife em impressão 3D do mundo.
Pesando em torno de 110 gramas, o bife é composto de células musculares e de gordura reais, derivadas de amostras de tecido retiradas de uma vaca. Logo, não se trata de um produto vegano, e sim de origem animal mesmo.
Células-tronco bovinas vivas foram incorporadas a “biotintas”, que depois foram colocadas na impressora 3D da empresa para produzir o bife. Em seguida, ele foi maturado em uma incubadora, na qual as células-tronco se reproduziram em células de gordura e células musculares.
A carne cultivada a partir de células requer aprovação regulatória antes de ser vendida ao público, e isso aconteceu pela primeira vez no final de 2020, quando nuggets de frango da empresa americana Eat Just foram servidos a consumidores de Singapura.
Relacionadas
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”
Avião com dez passageiros cai em Gramado; veja vídeo!
Natal do Bem 2024 tem horário especial nas vésperas de Natal e Ano Novo