O estranho avião gigante Roc testará sistemas de defesa contra mísseis hipersônicos

A Stratolaunch, empresa que projetou e construiu o enorme e estranho avião Roc, anunciou na quarta-feira, 15 de dezembro, um contrato de estudo de viabilidade com a Agência de Defesa de Mísseis (MDA). A empresa planeja examinar e avaliar a aplicabilidade de um sistema de teste hipersônico reutilizável para aplicações de Sistemas de Defesa de Mísseis (MDS).

“Estamos entusiasmados em fornecer ao MDA um estudo de viabilidade que lhes permite entender como envolver e interceptar ameaças hipersônicas”, disse o Dr. Daniel Millman, diretor de tecnologia da Stratolaunch.

Ao mesmo tempo, a equipe da Stratolaunch está se preparando para concluir seu próximo conjunto de voos de teste da aeronave Roc. A equipe também continua a fazer grandes avanços na construção de seus primeiros dois veículos de teste Talon-A: TA-0 e TA-1.

O TA-1 iniciará seus testes ainda neste final de ano, mantendo a empresa no caminho para começar os testes de voo hipersônico em 2022 e para fornecer serviços a clientes governamentais e comerciais em 2023. Os veículos de teste são fixados embaixo da asa na região entre as duas fuselagens do Roc, para serem liberados em voo.

Os veículos Talon-A são equipamentos autônomos, reutilizáveis ​​e movidos a foguetes que transportam cargas personalizadas a velocidades acima de Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som, ou mais de 6.000 km/h). Esta capacidade permite um acesso de rotina ao ambiente de voo hipersônico, que é fundamental para pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico e demonstração de componentes.

Com sua enorme asa para comportar as duas fuselagens e os seis motores, o Roc é a aeronave com a maior envergadura (distância entre as pontas das asas) no mundo, tendo 117 metros, contra 88,4 metros do Antonov An-225, o maior avião comercial em operação no mundo. Em termos de comprimento, entretanto, seus 73 metros não superam os 76,3 metros do Boeing 747-8 e os 84 metros do An-225.

Imagem: Clem Tillier / CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

O projeto passou por dificuldades financeiras nos últimos anos, tendo sido quase encerrado, porém, após comprado por um novo proprietário, voltou a avançar mesmo em meio ao conturbado período da pandemia, ganhando os céus novamente no final de abril deste ano.

Fonte: Aeroin