‘Esperamos um milagre. Deus nos ajude a descer da montanha’

Os montanhistas tchecos Marek Holecek e Radoslav Groh, que estavam a quase quatro dias presos na montanha Baruntse, no Nepal, afirmaram através do celular de um deles que estavam conseguindo descer a montanha neste sábado (29).

– Descemos, descemos, descemos! – disseram eles, em comunicação com as equipes de resgate.

Na última sexta-feira (28), a dupla já havia se comunicado e afirmado que esperavam por um milagre para sobreviver.

– A situação não mudou, estamos presos a sete mil metros e não podemos nos mover. Ainda está nevando, o vento está forte e não há visibilidade. Estamos esperando por um milagre que espero chegar no sábado – relatou na sexta-feira.

A montanha que estava sendo escalada pelos alpinistas foi atingida por uma forte tempestade ocasionada pelo ciclone Yaas, que atinge a Índia. Segundo o ‘El País’, os tchecos conseguiram sobreviver graças ao celular que enviava informações via satélite e os informava sobre condições meteorológicas mais favoráveis neste sábado.

Ainda segundo o jornal, eles não usaram seus telefones via satélite para solicitar resgates insanos e tentaram manter o equipamento aquecido para continuar funcionando.

“Estamos presos pelo clima (…) A neve está caindo, soprando e nada pode ser visto (…) Deve nevar até sábado. Eu vou enviar mensagens atuais enquanto a bateria [do telefone] durar”, disse o alpinista em uma de suas mensagens.

Na quinta (27), Holecek informou que a situação permanecia a mesma. “A situação não mudou, estamos presos a 7 mil metros e não podemos nos mover. Ainda está nevando, o vento está forte e não há visibilidade. Esperamos um milagre que, tomara, aconteça no sábado”, diz Holecek em um de seus últimos contatos.

Segundo o El País, Holecek tem mantido o celular aquecido no bolso colado ao peito, e só o liga à noite, para poupar bateria.