Os Estados Unidos começaram a esvaziar a embaixada do país no Iraque e autorizaram que funcionários não essenciais do governo deixem alguns países do Oriente Médio, hoje (11). Segundo o jornal “The Washington Post”, a medida foi adotada diante do risco de Israel atacar o Irã.
Em abril, o presidente Donald Trump se opôs a planos de Israel para bombardear instalações nucleares do Irã. À época, Trump afirmou que qualquer ação militar prejudicaria as negociações para um acordo nuclear entre os dois países.
Ameaça nuclear e reposicionamento de equipamentos
Israel teme a possibilidade real de o Irã obter armas nucleares, o que alteraria significativamente o equilíbrio de poder na região. Em resposta a essa ameaça, os iranianos estão deslocando partes dos equipamentos de seu programa nuclear, que estão espalhados pelo país e protegidos em instalações subterrâneas.
Os israelenses possuem bombas de 900 kg fornecidas pelos Estados Unidos, capazes de abalar as estruturas dos projetos nucleares iranianos sem necessariamente atingir as centrífugas e equipamentos-chave. Essa capacidade militar aumenta a probabilidade de Israel executar ataques preventivos.



Relacionadas
Paciente morre após ser operada por engano no lugar de mulher com mesmo nome
Três pessoas são resgatadas com vida após 28 dias do terremoto na Venezuela
Goiás reduz mortes violentas intencionais em 12,7%